sexta-feira, 25 de junho de 2010

won't you buy me a Mercedes-Benz?



Bom, meus encantos hoje vão ser todos voltados a Robert Doisneau.
Dentro da minha normalidade de ser humano extremamente curioso, descobri nele um fotógrafo maravilhoso, que certamente conquistou um lugar no panteão das obras que se sobressaíram em seu tempo. Sabe, nós vivemos sim num mundo de cor, mas as fotografias de Doisneau nos toca em sentidos diferentes e até arrisco em dizer que até um arco-íris dele em preto e branco seria magnífico, pois além do fato que as fotografias de Doisneau nos dão aquela real sensação de época, - longe desses efeitos que temos hoje em dia do P&B - ele nos permite a sensação de estar ali, sentado imaginando as pessoas em movimento.
Acho que é aquela coisa da magia mesmo, da magia que eu acredito que exista dentro dos muitos bons fotógrafos que existem por ai eu até chego a acreditar que possa ouvir inclusive em fotos de sorrisos, as gargalhadas de todos, inclusive a minha própria ao pensar nisso.

e pra matar um pouco mais da curiosidade:
Robert nasceu em Abril, dia 14 no ano de 1912, na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França.
Era uma apaixonado por fotografias de rua e registrava a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores.
Ele morreu aos 82 anos no dia 1 de Abril de 1994.

3 comentários:

  1. Realmente, talentosíssimo fotógrafo! Adorei sua visita! e claro, adorei o blog! Principalmente adorei voce ter deixado um sorriso de luz! Encantada!

    ResponderExcluir
  2. a fotografia é um registro perfeito da vida, ha quem diga que não é arte...eu nao concordo.
    e ainda são registros preciosos de momentos vividos, quase a nossa vida congelada em papel.
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. E são nas ruas que quase tudo se desenha e acontece.
    Penso sempre que, ao natural, não existe mentira.

    Belo texto.

    ResponderExcluir